PESQUISE NO BLOG

 

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

CAMAÇARI: PREFEITURA DECRETA LUTO DE 7 DIAS APÓS EXPLOSÃO EM FARMÁCIA QUE MATOU 9

Tragédia em farmácia deixou 9 mortos na Bahia (Foto: Juliana Almirante / G1 Bahia)

A prefeitura de Camaçari, cidade onde uma farmácia explodiu e pegou fogo na quarta-feira (23), decretou luto oficial de sete dias devido a tragédia que deixou nove mortos, entre eles uma criança de 9 anos, e 14 feridos. A informação foi confirmada ao G1 pelo coordenador de comunicação da prefeitura, Lenielson Pita, nesta quinta-feira (24). “A cidade vive um clima de pesar, de lamentação, todo mundo muito triste. Não há histórico de um fato desse tamanho na cidade. Já tivemos outros incêndios com vítimas, mas não nessa proporção, com nove mortos. Com certeza é algo que vai marcar as próximas décadas para a população de Camaçari”, disse Lenielson.

Ainda de acordo com Lenielson, o prefeito da cidade, Ademar Delgado das Chagas (PT), estava em viagem oficial ao Mato Grosso e quando soube do fato antecipou o retorno. Ele é aguardado em Camaçari nesta quinta-feira. “Ele está tomando todas as providências cabíveis de lá mesmo, mas já antecipou o retorno e volta ainda hoje”, finalizou o coordenador de comunicação.

Até por volta das 9h30 desta quinta-feira, oito das nove vítimas já haviam sido encaminhadas para o Instituo Médico Legal (IML), em Salvador. Segundo informações do IML, os corpos vão passar por avaliação de um médico legista, mas o processo de identificação não tem prazo para acontecer porque as vítimas estão carbonizadas. O corpo da 9ª vítima segue no local da tragédia, em Camaçari, aguardando remoção para Salvador. O Corpo de Bombeiros também segue com retirada dos escombros, e busca por novos corpos. As causas da explosão ainda não haviam sido confirmadas pelos Bombeiros.

Desespero
Um vídeo amador flagrou o momento em que funcionários e clientes deixavam a farmácia que teve uma explosão e pegou fogo no centro de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, na tarde de quarta-feira.

Atendimento do Graer e Samu à vítima de incêndio em Camaçari, na Bahia (Foto: Divulgação/Graer)

As imagens mostram o desespero das pessoas, que corriam para fora do estabelecimento, em meio às chamas do local. Pessoas que estavam na rua tentavam ajudar quem saía do local. Uma das funcionária que conseguiu correr, chegou a informar que ainda tinham outras pessoas dentro da farmácia. Até a manhã desta quinta-feira (24), a tragédia já tinha deixado nove mortos e 14 feridos.

Caso
O incêndio atingiu o local por volta das 13h50. Segundo testemunhas que trabalham na região próxima à farmácia, o fogo teria sido causado pela explosão de um botijão de gás que estava no interior do estabelecimento. Após a explosão, o teto do imóvel teria caído e atingido clientes e funcionários da farmácia. Os bombeiros informaram, no entanto, que uma perícia será realizada no local e deverá indicar as causas do acidente. A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou que, até por volta das 17h de quarta-feira, duas pessoas deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Camaçari e outras cinco foram levadas para o Hospital Geral da cidade (HGC).

Rua da farmácia que teve explosão e deixou mortos na região metropolitana de Salvador (Foto: Juliana Almirante/G1)

Entre elas, três estavam em estado grave e seriam transferidas para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Uma das vítimas foi transferida em um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, a equipe de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) permanecerá no local até que seja feita a busca em toda a área da edificação, pois há a necessidade de rompimento de estrutura para avaliar se ainda existem pessoas desaparecidas.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário