PESQUISE NO BLOG

 

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

ILHÉUS: TÚNEL É ACHADO EM PRESÍDIO E FRUSTRA TENTATIVA DE FUGA EM MASSA

Túnel em presídio de Ilhéus (Foto: Arquivo pessoal)

Túnel é descoberto em presídio na BA e tentativa de fuga em massa frustrada (Foto: Divulgação)

Um túnel aberto no presídio Ariston Cardoso, na cidade de Ilhéus, na região sul da Bahia, foi localizado por agentes penitenciários nesta quarta-feira (7) e a descoberta frustou tentativa de fuga em massa de detentos. Ninguém conseguiu fugir. Segundo o major Gustavo Henrique Dantas Rebouças, diretor do presídio, o túnel tem cerca de 10 metros de comprimento e a suspeita é de que ele tenha começado a ser aberto há dois meses. O buraco liga o Módulo I, onde estão detidos 240 pessoa, à parte externa da cadeia. "O túnel tem dimensão muito grande. Foi aberto na área onde ocorre o banho de sol do módulo 1. Nessa parte do presídio, ficam presos de uma facção criminosa que age em Ilhéus e região e também presos das cidades de Una, Canavieiras, Itacaré e Uruçuca", disse o major.

Conforme o diretor do presídio, o túnel foi descoberto com a ajuda de uma retroescavadeira após denúncias. Segundo ele, o buraco não foi localizado antes porque estava "camuflado". Os detentos usaram ferramentas artesanais - uma delas feita com peças de um ventilador - para abrir o túnel e retiravam a terra com baldes e sacos plásticos. A direção do presídio, no entanto, ainda não sabe quais presos ajudaram na escavação. "Estávamos há mais de um mês procurando por esse túnel, mas sem encontrar. Depois que recebemos a denúncia, fizemos três revistas de cela, mas não conseguimos detectar. A parte onde o túnel começava era bem camuflada, já que os presos escavavam e, depois, cobriam a entrada do buraco com terra", destacou.

O diretor disse que já está providenciando o fechamento do túnel e que a área foi isolada. A Polícia Militar da cidade foi acionada para reforçar a segurança. "Estamos investigando a autoria para aplicar as sanções cabíveis", apontou. O Presídio Ariston Cardoso tem capacidade para 180 presos, mas atualmente abriga ao todo 400 detentos.

Outros casos
Não é a primeira vez que detentos do Presídio de Ilhéus tentam escapar por meio de túneis. Em maio, uma revista surpresa descobriu uma passagem subterrânea feita por presos que seria usado para fuga. O túnel foi aberto dentro de uma das celas e daria acesso à área externa da penitenciária. Nenhum detento escapou.

Outro caso foi registrado no ano de 2012, quando outro túnel foi descoberto por agentes penitenciários dentro de uma das celas. Quando foi localizado, a direção da unidade prisional informou que o buraco tinha 50 metros de comprimento e daria acesso à rua em frente à cadeia.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário