PESQUISE NO BLOG

 

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

POLÍCIA APRESENTA PERIGOSA QUADRILHA EM SALVADOR

Apresentação Tancredo Neves, Bahia (Foto: Lílian Marques/ G1)

Apresentação Tancredo Neves, Bahia (Foto: Lílian Marques/ G1)

Duas mulheres e seis homens foram apresentados pela Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira (9), em Salvador, sob a suspeita de fazerem parte da quadrilha do traficante conhecido como “Sassá”, líder do tráfico de drogas na região dos bairros de Tancredo Neves e Engomadeira. Ele morreu em confronto com a polícia ocorrido durante a operação Centaurus realizada na quinta-feira (8). Uma das mulheres presas era companheira do traficante morto.

Segundo a polícia, "Sassá" era o Três de Ouro do Bralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), lista dos suspeitos de crimes mais procurados do estado. Ela era responsável por 4 homicídios e era investigado por mais 3. Os presos serão encaminhados ao sistema prisional. No total, foram feitos 8 flagrantes. Duas pessoas estão foragidas.

O trabalho foi feito em parceria com o Ministério Público do Estado, unidades das polícias Civil e Militar, além de homens da Polícia Federal. Logo depois da operação, cinco ônibus foram queimados no final de linha de Tancredo Neves. Não houve feridos. A polícia afirma que a ação foi uma reação dos traficantes ao trabalho dos policiais. A quadrilha tem ligação com a facção criminosa Comando da Paz (CP).

De acordo com o delegado Jorge Figueiredo, titular do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP), a ação, que tem o objetivo de combater e inibir o tráfico de drogas na região, não tem data para terminar e surpreendeu os taficantes.

Segundo Figueiredo, policiais permaneceram no local após a operação, mas não conseguiram impedir o revide. “Eles [traficantes] não esperavam uma atuação tão forte. Foi uma reação à operação. Essa é uma forma de demonstrar a insatisfação, mas a resposta será dada pela polícia. A Engomadeira é um bairro grande. Com certeza outras pessoas [além de Sassá] atuam lá", disse.

O promotor do Ministério Público, Ramires Tyrone, afirmou que o modo de revidar é típico da facção criminosa. "Em 2009, esse mesmo grupo ateou fogo em 15 ônibus. A prática é típica do grupo, até para colocar a população contra a polícia", afirmou.

A orientação da polícia é que a população siga com a rotina normalmente. O clima ainda é tenso na região. Os coletivos não estão indo até o final de linha e fazem o retorno na localidade do Condomínio Arvoredo. Motoristas estão receosos de que outros ataques aconteçam. O coronel Paulo Fautino, comandante do Policiamento Especializado da PM, disse que havia policiais no bairro no momento do incêndio, mas que devido ao tamanho do local foram deixados "clarões", e que os traficantes se aproveitaram disso. "Nós continuaremos a desenvolver o policiamento ostensivo, visando garantir tranquilidade e segurança à comunidade. A operação não tem data para acabar", disse.

A polícia afirma ainda que a permanência de policiais no local visa evitar a ação de traficantes e garantir a segurança da população. Segundo o delegado Jorge Figueiredo, a região da Engomadeira e Tancredo Neves é um dos principais pontos de domínio do tráfico de drogas na capital baiana. Outros dois locais que deixam a polícia em alerta nesse sentido, de acordo com Figueiredo, são Paripe e Periperi, no Subúrbio Ferroviário.

Apreensões
Um quilo e meio de drogas (maconha, cocaína e crack) e duas armas, um revólver calibre 32 e uma pistola 45, foram apreendidos. Além disso, foram encontrados documentos dos suspeitos de tráfico, balança de precisão e um caderno com anotações da movimentação de venda de drogas no local. Parte da cocaína apreendida estava armazenada em potes de fermento em pó.

Suspeito de incêndio morto
Um homem suspeito de atear fogo nos ônibus no final de linha de Tancredo Neves, na tarde de quinta-feira, morreu em confronto com PMs na localidade conhecida como Baixinha de Santo Antônio, no Retiro. De acordo com o major Aristenes, comandante da Rondesp Central, ele tinha ligações com os traficantes de Tancredo Neves e também atuava na área. Um outro homem que estava com ele foi preso.

Segundo o major, o confronto ocorreu por volta das 17h e a polícia chegou ao local após receber informações pelo Disque Denúncia. "A guarnição foi recebida a tiros e o suspeito morreu. O Disque Denúncia recebeu a informação de homens armados que tinham ateado fogo nos ônibus em Tancredo Neves que estavam no local e fomos até lá. Foi apreendido um revólver 38, droga e um carro roubado", disse.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário