PESQUISE NO BLOG

 

domingo, 18 de agosto de 2013

BUERAREMA: FORÇA NACIONAL VAI REFORÇAR A SEGURANÇA

Foto: Reprodução/Internet

Tropas da Força Nacional de Segurança chegam neste domingo (18) a Buerarema, onde parte da região tem sido palco de diversos conflitos envolvendo produtores rurais e supostos índios tupinambás.

O pedido foi feito pelo governador Jaques Wagner, após quatro veículos oficiais serem incendiados na manhã de sexta-feira (16), por fazendeiros e populares que protestavam contra a ocupação de terras pelos supostos índios. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, garantiu o envio das tropas à cidade, que ganhará ainda reforço no efetivo das polícias Federal e Militar. 

A manifestação começou após homens, que seriam índios tupinambás, invadiram casas de famílias de produtores rurais e agrediram os proprietários. Nas últimas duas semanas, os supostos índios invadiram mais de 40 propriedades nas cidades de Una, Buerarema e Ilhéus.

A localidade conhecida como Serra do Padeiro é alvo de antiga disputa entre fazendeiros e índios. Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), indígenas estão ocupando fazendas que se encontram no interior da Terra Indígena Tupinambá de Olivença, que pertence aos índios tupinambás.

No entanto, Luis Uaquim, presidente da Associação dos Pequenos Produtores, alega que a área ainda não foi demarcada. “São locais de 2, 3 hectares. Não tem nada homologado. Nada que diga que é uma área indígena”, afirma. Luis pontua que os índios estariam sendo violentos durante a ocupação, surpreendendo os fazendeiros armados com facões e até rifles. Os produtores rurais solicitam a intervenção do governo federal para resolver o impasse.

FONTE: RADAR NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário