PESQUISE NO BLOG

 

sábado, 4 de fevereiro de 2012

POLICIAIS JÁ ESTÃO 100% PARADOS EM DIVERSAS CIDADES BAIANAS, DIZ ASSOCIAÇÃO



A Associação dos Policiais e Bombeiros da Bahia (Aspra) informou neste sábado que a adesão ao movimento é de 100% do efetivo em 32 dos 417 municípios baianos, incluindo algumas das principais cidades do Estado, a exemplo Ilhéus, Itabuna, Jequié, Vitória da Conquista e Senhor do Bonfim. Entre a 0h de ontem e as 14h30 de hoje, 30 pessoas já morreram no Estado, segundo dados da Secretaria de Segurança da Bahia. Policiais Integrantes do 20º Batalhão da Polícia Militar, do município de Paulo Afonso (a 484 km de Salvador), decidiram cruzar os braços sob a alegação de que o governo não vem cumprindo com algumas pendências. Na noite da sexta-feira (3), policiais da cidade de Barreiras (a 848 km da capital baiana) também aderiram ao movimento.

A informação é rebatida pela PM. Segundo o capitão Marcelo Pita, em nenhuma localidade existe adesão total à greve. “Nós temos efetivos trabalhando em todas as localidades, sem saber dimensionar o número de policiais paralisados. A Aspra diz que 22 mil, dos 31 mil que integram a corporação na Bahia estão com os braços cruzados.
Carros devolvidos

Nesta tarde, as 14 viaturas policiais que estavam em poder do grupo de PMs amotinados no prédio da Assembléia Legislativa do Estado foram entregues mediante mandado de reintegração de posse emitido pela Justiça. A liberação dos veículos foi pacífica. Ontem, a sede da Aspra foi lacrada também por determinação judicial.

Conforme o capitão Pita, a expectativa é de que as negociações do governo com as outras quatro entidades da categoria cheguem a um denominador comum, o que pode determinar o fim da paralisação.

“Embora o governo não esteja negociando com os grevistas, a pauta de todas as entidades é comum. Se houver acordo com as demais não tem porque esse seguimento permaneça em greve”, disse.

Familiares dos policiais, como mães, mulheres, inclusive grávidas e crianças, se juntaram aos grevistas na sede da AL, desde a noite da quarta-feira, 31. No final da manhã, ao desembarcar em Salvador, o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo anunciou que os policiais que tiverem envolvimento com as ações criminosas na Bahia, serão mandados para presídios de segurança máxima.

O ministro, que chegou ao Estado acompanhado pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, e pela secretária Nacional da Segurança Pública (Senasp), Regina Miki, avisou que já mandou reservar vagas. “O estado de direito não permite o abuso do próprio direito. Da forma como isso está sendo tratado, é inaceitável”, afirmou.


Segundo Cardozo, a presidente da República decretou uma Operação de Lei e Ordem, que permite levar para a Bahia o maior contingente operacional que já foi feito situações similares

Cardozo informou também que a Polícia Federal já está orientada para que transgressões à lei sejam apuradas e punidas com o máximo rigor. Ele ressaltou que depredações e ataques a equipamentos que estão submetidos à Operação de Lei e Ordem configuram crime federal, e passam para a alçada da Polícia Federal.

“Nós estamos dando ao governo baiano apoio incondicional para que seja possível cumprir a missão na defesa da ordem e do estado de direito", disse. Ele acrescentou que este tipo de ação criminosa, que se verificam nas ruas, tem ocorrido em outros estados brasileiros. “Isso faz parte de uma guerra psicológica, uma estratégia dos movimentos. As providências estão sendo tomadas, a lei e a ordem serão cumpridas.”

FONTE: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário