PESQUISE NO BLOG

 

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

DESARTICULADA QUADRILHA DE ASSALTO A BANCOS

EDUARDO SANDY "DUDA"

MATERIAL APREENDIDO

GILMAR BAITINGA DE CARVALHO "MARCELO DE BAITINGA OU GIL"


Cinco bandidos de uma mesma quadrilha, especializada em assalto a bancos no interior do estado morreram em confronto com policiais da Coordenação de Operações Especiais (COE), durante uma operação realizada na última sexta-feira, 27, em Salinas das Margaridas.

Os integrantes do bando estavam dentro de uma casa, localizada na zona rural de Salinas das Margaridas, enquanto outros três – vestidos com coletes a prova de balas – estavam no fundo do imóvel e conseguiram fugir. Entre eles, o líder da quadrilha, Gilmar Baitinga, conhecido como Marcelo Baitinga, Eduardo Sandy, o “Duda” e outro homem ainda não identificado.

Segundo o coordenador da COE, André Viana, o trio fugitivo se preparava para outro ataque e todos os bandidos estavam fortemente armados. “Eles não deram espaço para negociação, fomos recebidos a tiros de fuzil 762 e de escopetas calibre 12”, informou o delegado.

No imóvel onde ocorreu o confronto, a polícia encontrou explosivos utilizados nos ataque contra agências bancárias, armas de grosso calibre, além de muita munição, pistolas, armas artesanais e coletes.

Baralho do crime

Em entrevista coletiva realizada na tarde de hoje, 30, o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, explicou os detalhes da operação e anunciou a inclusão de Marcelo Baitinga na lista dos criminosos mais procurados da Bahia. “O Baitinga encabeçará ainda hoje o Baralho do Crime, devido a característica violenta da quadrilha”, garantiu o secretário, ressaltando que “nenhum roubo a banco ficará impune”.

Entre as ações contra instituições financeiras este ano, a quadrilha é responsável pelos assaltos as agências do Banco do Brasil de Castro Alves, ocorrida em 9 de janeiro e da cidade de Governador Mangabeira, efetuada na última quinta-feira, 26. Na última atuação, a quadrilha executou um vigilante noturno que fazia a segurança da rua onde fica situada a agência.

Além de roubo a bancos, a quadrilha também é acusada de efetuar vários assaltos a ônibus interestaduais nas BRs 324 e 116, além da ação contra o pedágio localizado na BR 116 – realizado no último dia 23. Igrejas do Recôncavo baiano também foram alvos dos criminosos, já que os bandidos guardavam várias imagens sacras, recuperadas pela polícia.

Na operação ainda foram apreendidos três veículos roubados – modelos Vectra (DHK- 8933), Corolla (NZJ-1984) e uma caminhonete Montana, duas motocicletas, e bagagens roubadas de passageiros de ônibus interestaduais, além de drogas.

FONTE: SSP/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário