PESQUISE NO BLOG

 

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

PRF E ANVISA FAZEM MAIOR APREENSÃO DE ARREBITE DO PAÍS


A Polícia Rodoviária Federal na Bahia, em ação conjunta com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Conselho Regional de Farmácia (CRF/BA), realizou entre os dias 10 e 12, uma grande operação para combater a comercialização e a venda ilícita de medicamentos na BR 116-Sul e BR 324. ,A Operação Morfeu fiscalizou diversas farmácias ao longo das rodovias, culminando com a prisão de dez pessoas por vender medicamentos falsos e/ou de comercialização proibida, totalizando 228.912 unidades de medicamentos e um frasco de lança-perfume apreendidos; além da interdição e autuação de várias farmácias irregulares.

O combate ao tráfico, comercialização e consumo de anfetaminas passou a ser alvo da PRF, após perceber sua relação direta com acidentes graves, especialmente com vítimas fatais e/ou lesões graves e incapacitantes. Segundo os agentes da ANVISA, o valor estimado supera a cifra de R$ 1.125.000,00 (um milhão, cento e vinte e cinco mil reais) apenas com a apreensão de Desobesi-m (anfetamina usada como “arrebite”) que nesta operação ultrapassou os 225.000,00 medicamentos.


Os “arrebites”, como são mais conhecidos, são usados por muitos motoristas irresponsáveis para prolongar a quantidade de horas ao volante sem sentir sono e precisar parar para descansar. Contudo, essa sensação é falsa, pois o condutor sob efeito desses medicamentos perde a noção do perigo, sofre alucinações ao volante e em geral dirigem com imprudências extremas, provocando acidentes que destroem muitas vezes famílias inteiras, tamanha é a violência desses acidentes.


Os levantamentos de acidentes envolvendo veículos de carga no período noturno em 2010 apontaram 1605 acidentes, com 372 feridos e 84 mortos. Este ano, o número de acidentes já soma 1177, com 226 feridos e 37 mortos. 

PLANALTO

• Em Planalto, no Km 778, da BR 116, quando tentava fugir da fiscalização, foi abordado o veículo Fiat Ideia placa JQP 7419/BA, conduzido por Ângelo Teixeira da Silva, 35 anos, detido por transportar, no interior do seu veículo, 64 mil cápsulas de Desobesi (Cloridrato de Femproporex) 25mg, medicamento mais utilizado entre os motoristas como “arrebite”. Em companhia dos agentes da ANVISA, a equipe PRF deslocou-se para a Farmácia Hélia, guiados pelo detido, quando foram conduzidos pela proprietária do local, também encaminhada, Mariela Caires Rocha Silva, sem documentação, 34 anos, a um depósito onde foram encontrados mais 27 mil cápsulas de Desobesi, 150 cápsulas de Bromazepam, 10 cápsulas de Celebra, 10 cápsulas de Codaten, 10 cápsulas de Ultracet. Também foi encaminhado Mateus dos Santos, funcionário da farmácia.

• Em Poções, Km 757, foi encaminhada Valdionor José Rocha, 22 anos, da Farmácia Master, onde foram encontrados 1799 cápsulas de Desobesi, 440 cápsulas de medicamento não identificado, 33 unidades de Pramil e 1 lança-perfume.


• Em Poções, Km 757, foi encaminhada Julita Macedo Silva Gomes, 46 anos, da Farmácia Macedo, onde foram apreendidas 15 cápsulas de Desobesi. Na residência da detida foram encontradas 133.995 cápsulas de Desobesi, 1050 cápsulas de Pramil, 220 cápsulas de Eroxil, 180 cápsulas de Subitramina, R$8.281,00 reais em espécie. Também foram detidos: Emanoel Fred Silva Santos, 28 anos; Juarez Fochesato, sem documentação, 45 anos; Ingred da Silva Teixeira, sem documentação, 28 anos, todos, funcionários da farmácia.

• Em Vitória da Conquista, foram encaminhados Hermeson Alberto Fróis, 32 anos e Urias Arifa Caetité, 42 anos, responsáveis pelo posto de medicamentos do Posto Turbo, que fica às margens da BR 116, no Km 789, por comercialização de 120 cápsulas de medicamentos irregulares, dentre os quais Pramil, Omeprazol, Desobesi etc.

Os acusados foram encaminhados à delegacia de Polícia Judiciária por crimes como: manter medicação controlada de forma ilícita; falta de autorização de funcionamento da ANVISA e falta de autorização sanitária; falta de farmacêutico e falta de alvará de funcionamento; e por tráfico de drogas na modalidade medicamentos. Além dos acusados, toda a medicação apreendida e o veículo foram encaminhados à Polícia Judiciária local.


Um comentário:

  1. parabens mas as policia deveria fiscalizar tambem a venda de bebida que contem alcool e tambem a velocidade de alguns motorista inprudentes que se acha super homem e acaba com a vida de quem nao tem nada aver

    ResponderExcluir